Nem só de Regras e Limites vive o Seu Cão

16-10-2009 14:05

É de extrema necessidade impor regras e limites ao seu cão, mas não podemos esquecer que ele também precisa ter em sua rotina brincadeiras, passeios, carinhos, etc.

Todas estas atividades têm que fazer parte da vida de seu amigo, e se dadas a ele da maneira correta podem influenciar em seu comportamento. O cão por mais que brinque e corra em seu quintal ou em outro espaço dentro de casa, não supre suas necessidades. É necessário que ele tenha contato freqüente com ambientes diversificados como a rua, por exemplo. Na rua ele passa por situações que não tem dentro de casa como, por exemplo, cheiros diferentes, têm contato com outros animais e pessoas, escuta sons variados e passa por diversas experiências. Isto estimula o seu cão mentalmente, ajudando a evitar o estresse e comportamentos indesejáveis que muitas vezes apenas com uma rotina adequada podem deixar de existir.

Existe uma grande diferença entre dar a seu cão o que ele precisa e o que ele realmente necessita para ser feliz. Mas então o que deixa o seu cão realmente feliz? De uma maneira geral os cães gostam de agradar às pessoas e de participar de suas vidas, e é nossa obrigação faze-los se sentir seguros, amados e bem vindos em nossas casas (para eles a matilha).

Existem alguns itens essenciais para a sobrevivência básica do seu cachorro como: comida especial para cães que contenham todos os nutrientes necessários (procurar restos ou alimentar-se de comida humana não faz bem a eles); água potável e limpa; exercícios para se manterem física e mentalmente saudáveis; abrigo para proteção contra o frio e o calor excessivos.

Além dos itens básicos para a sobrevivência existem alguns requisitos para a felicidade dele. Estes requisitos incluem companheirismo (quando não tem uma matilha, usam pessoas e outros animais de estimação para substituí-la), socialização (aprender a se comportar bem com outros cães e pessoas evitando assim muitas vezes tornar-se um cão ansioso, agressivo e isolado), treinamento (a obediência básica torna a vida de todos mais fácil), asseio (algumas raças precisam de mais cuidados que outras, mas todos os cães se beneficiam ao serem penteados, escovados e banhado), rotina (eles gostam de sair para passear e se alimentar em horários fixos), assistência veterinária (cuidados de saúde preventiva e regular para garantir que seu cão tenha uma vida longa e saudável).

Lembre-se sempre quem nós optamos por trazer o cachorro para casa, então é nossa obrigação fazer o melhor possível para dar uma vida digna a ele.

 

—————

Voltar