A Matilha e seu Cão

16-10-2009 14:08

O termo matilha está relacionado a uma unidade social onde imperam a organização e regras sociais baseadas em uma hierarquia, ou seja, existem dominantes e submissos.

Ocorrem casos em que pode existir um líder-alfa ou até mesmo um casal-alfa, e estes através de sua autoridade são responsáveis pela matilha exercendo tarefas que vão desde acalmar possíveis divergências no grupo como a organização de uma caçada e a divisão do alimento. O líder independe do sexo, podendo ele ser um macho ou uma fêmea.

Quando falamos em matilha geralmente associamos o termo a animais selvagens, como por exemplo, os lobos, e acabamos esquecendo que bem perto de nós existe um animal que também tem o habito de viver em matilha, nosso melhor amigo, o cão. Devido a nossa cultura de domesticação do cão, muitas vezes deixamos de lado a idéia de que ele é um animal com carências e necessidades diferentes das nossas. Para podermos ser realmente amigos de nossos cachorros, primeiramente precisamos conseguir enxergá-los como cachorros e entender o que se passa em sua cabeça. Para ele, você e sua família são a sua matilha, é assim que ele os vê. O seu cão cresce e se desenvolve como se estivesse vivendo em uma matilha, para ele isto é normal, é instintivo. Então para que ele possa se desenvolver da melhor maneira possível, tanto para ele como para você tornando a relação entre vocês harmoniosa são necessários alguns passos e o primeiro deles é se lembrar, que em uma matilha existem dominantes (líder) e submissos e para você é essencial ser o líder da matilha. O líder não é o mais odiado de uma matilha e sim o mais amado, pois é ele quem mantém o grupo organizado, mantendo-o protegido e alimentado. É fundamental que você exerça o papel de líder do seu cão, lhe dando limites e regras para serem seguidas, isto é saudável para a mente dele. Ser um líder de matilha não quer dizer ser violento nem tão pouco usar a força, e sim usar mecanismos em que o cão entenda que na hierarquia da matilha em que ele vive você é o líder. Através do adestramento consciente é possível você mostrar ao seu cão as regras e limites necessários para uma relação equilibrada.

Mas não se esqueça que para a relação entre seu cão e você seja completa é preciso proporcionar a ele não apenas regras e limites, mas, também dar-lhe atividades físicas com freqüência, carinho, uma alimentação saudável, respeito, atendimento veterinário pelo menos uma vez por ano ou sempre que preciso entre outras coisas.

 

—————

Voltar